
Sábado.
Por volta das 6h15 da manhã já estava os 8 corajosos em Cacilhas para apanharem o barco para dar início á jornada que os iria levar até Santarém onde iriam pernoitar. O tempo esse, estava fresco a permitir rolar com alguma facilidade. Um dos companheiros disse bem alto “Vai ser cú.” Mas algumas dificuldades foram aparecendo, apertos aqui e ali, queda ao km10 em pleno rio Trancão que por momentos pensámos que tínhamos perdido um dos companheiros. Fomos percorrendo o trajecto que por vezes nos apresentava verdadeiras poças de lama quase intransitáveis junto ao rio Trancão. Em Vila Franca de Xira juntou-se a nós o amigo Lucas que estava em treino e que nos acompanhou até Reguengo. Passagem pela zona ribeirinha onde foi construída uma ciclovia ao longo de cerca de 1km. Penso que tenha sido o pedaço do percurso com mais alcatrão até estarmos perto de Santarém. Na passagem da estação da CP, não podíamos deixar de visitar o famoso traçadinho vinho branco.
Terminámos o primeiro dia com a subida até ao centro de Santarém que foi um pouco puxada mas sabendo o que nos esperava lá em cima na esplanada, ninguém reclamou…
No domingo o percurso foi quase sempre em estradões o que permitia ao grupo esticar um pouco mais as biclas. A primavera ajudou e presenteou neste passeio com belíssimas paisagens. Fizemos algumas paragens ora por motivos fisiológicos, ora para apenas esticar um pouco as pernas e comer qualquer coisa ou até mesmo para besuntarmos o corpo com protector solar porque o sol queimava bem. Por vezes o gps trocava-nos as voltas e tínhamos de nos guiar pelos azulejos que indicavam o caminho de Fátima. Em Minde fizemos a ultima paragem que antecedia a maior subida do percurso. Com a aproximação da serra de S. António começávamos a torcer o nariz. Foi sempre a subir até ao parque eólico. A partir daí foi sempre a perder altitude até chegarmos ao Santuário onde tirámos a foto da praxe.
Resumindo, foram 160km bem passados em boa companhia.
Não posso deixar de acrescentar uma palavra ao comentário inicial “Vai ser cú…dorido.”
As fotos do grupo de btt AESORRISO no seu 1ºLisboa-Fátima. Clique aqui

